O que é Dropshipping: coisas que você precisa saber antes de começar

como começar no dropshipping, como funciona dropshipping, o que é drop, o que é dropshipping -

O que é Dropshipping: coisas que você precisa saber antes de começar

Se você está procurando uma oportunidade de negócio online, é provável que tenha encontrado dropshipping. Dropshipping é um modelo de negócio online moderno que requer muito pouco investimento inicial. Mas como funciona o dropshipping e por que você deveria escolher esse modelo para realizar seu sonho empreendedor?

Mas antes de prosseguirmos, é importante que você tenha uma resposta para a pergunta 'o que é dropshipping?'

O que é Dropshipping?

Dropshipping é um tipo de método de atendimento no varejo, em que, em vez de uma loja com produtos de estoque, ele compra os produtos de um fornecedor terceirizado. Os produtos são então enviados diretamente ao consumidor. Dessa forma, o vendedor não precisa manusear o produto diretamente. Soa familiar? Talvez não, mas 33% das lojas online  usam dropshipping como modelo de atendimento.

Para a loja, esse é um processo basicamente automático. O comerciante não precisa fazer pedidos de estoque ou atender aos pedidos de nenhuma forma. Em vez disso, o fornecedor terceirizado cuida do próprio produto.

O dropshipping é ótimo para empreendedores porque não exige tanto quanto o modelo tradicional de varejo. Você não precisa abrir uma loja física, pagar despesas gerais e estocar produtos. Em vez disso, você abre uma loja online e compra no atacado de fornecedores que já possuem produtos e espaço de armazenamento.

O comerciante é o principal responsável por obter clientes  e processar pedidos no dropshipping, o que significa que você será efetivamente um intermediário. Apesar disso, você colherá a maior parte do lucro marcando os itens que vende. É um modelo de negócios simples e que pode ser muito gratificante.

Milhões de empresários migram para o dropshipping porque requer menos trabalho e dinheiro para começar. Provavelmente é por isso que você está interessado! E a melhor notícia de todas? Com o dropshipping, você pode construir um negócio sustentável a longo prazo diretamente do seu laptop.

Claro, existem muitas desvantagens e vantagens, e é importante que as examinemos antes de você iniciar seu próprio negócio de comércio eletrônico de dropshipping. Depois de entender os prós e os contras do dropshipping, no entanto, aprender como fazê-lo com eficácia será muito fácil.

Benefícios do Dropshipping

1. Dropshipping é fácil de começar.  Você não precisa ser um guru de negócios para começar. Na verdade, você nem precisa de nenhuma experiência anterior em negócios! Se você dedicar algum tempo para aprender o básico, poderá começar rapidamente e aprender o resto à medida que avança.

O dropshipping é tão fácil porque exige muito pouco de você. Você não precisa de um depósito para armazenar produtos ou de uma equipe para ajudá-lo. Você não precisa se preocupar com estocagem ou envio. Você nem precisa gastar uma certa quantidade de tempo todos os dias em sua loja. É surpreendentemente tranquilo, especialmente depois que você começa.

Tudo isso significa que você pode começar seu negócio  hoje . Você pode começar a colocar tudo em funcionamento em questão de horas.

Você  vai  precisar de algum conhecimento básico e as ferramentas e os recursos certos, e é por isso que criamos este guia. Quando terminar, você estará equipado com o conhecimento de que precisa para iniciar seu próprio negócio de dropshipping.

2. O dropshipping é fácil de crescer.  À medida que você aumenta sua escala, seu modelo de negócios não precisa mudar muito. Você terá que trabalhar mais em vendas e marketing à medida que cresce, mas seu dia a dia permanecerá mais ou menos o mesmo.

Um dos benefícios do dropshipping é que os  custos não disparam quando você escala . Por causa disso, é fácil continuar crescendo em um ritmo muito rápido. Você pode fazer quase tudo sozinho também, a menos que queira montar uma pequena equipe em algum momento.

3. Dropshipping não exige muito capital. Como iniciar um negócio de dropshipping requer tão pouco, você pode começar com fundos mínimos. Você pode construir um negócio inteiro direto do seu laptop e não precisa fazer nenhum investimento de alto nível. Mesmo com o crescimento de sua empresa, seus custos serão bastante baixos - especialmente quando comparados às despesas comerciais tradicionais.

4. Dropshipping é flexível.  Este é um de seus maiores benefícios. Você começa a  ser seu próprio patrão e define suas próprias regras . É de longe uma das carreiras mais flexíveis que qualquer pessoa pode seguir.

Você pode trabalhar em casa com pouco mais que um laptop e nos horários que forem mais convenientes para você. Isso é ideal para empresários que desejam um negócio que funcione para eles. Você não terá que se dobrar para fazer as coisas. Em vez disso, você define seu próprio ritmo.

O dropshipping também é flexível, pois lhe dá muito espaço para tomar decisões que funcionem para você. Você pode listar facilmente novos produtos sempre que quiser e pode ajustar suas estratégias na hora. Se você vai de férias, pode automatizar tudo para correr enquanto estiver fora. Você entendeu - as possibilidades são ilimitadas.

5. Dropshipping é fácil de gerenciar.  Já que não exige que você assuma muitos compromissos, você pode gerenciar tudo com pouco trabalho. Depois de  encontrar fornecedores e configurar tudo , você será responsável apenas pela sua vitrine online.

Desvantagens de Dropshipping

1. Dropshipping tem margens estreitas. Uma das desvantagens do dropshipping é que você deve esperar margens baixas inicialmente. Isso não quer dizer que não seja lucrativo, mas você deve estar ciente de que a margem do produto em alguns nichos pode ser pequena.

Esse problema é especialmente problemático quando você está fazendo dropshipping em um  nicho super competitivo . Quando você está lutando pela atenção dos clientes, não pode se dar ao luxo de ter o tipo de lucro que deseja. Se você escolher o nicho certo, verá margens maiores. Em nichos com menor concorrência, você terá margens melhores, mas em algum momento as vendas começarão a estagnar. É por isso que o dropshipping depende de uma boa quantidade de vendas para ser lucrativo.

2. O dropshipping pode dificultar o processamento de pedidos.  Dropshipping parece simples: o cliente faz os pedidos, você processa e o seu fornecedor atende. E na maior parte, é simples.

No entanto, se você estiver adquirindo produtos de vários fornecedores, poderá ter alguns problemas. Cada um de seus fornecedores pode usar uma solução de remessa diferente, o que representa um problema para você e seus clientes. Os custos podem ficar altos e o envio de vários produtos pode ser problemático.

Diferentes fornecedores também terão diferentes estruturas para processamento e faturamento. Como você tem que gerenciar a interação com seus fornecedores, isso pode ser complicado.

3. Dropshipping não lhe dá muito controle.  Uma das desvantagens do dropshipping é que você não tem muito controle sobre certos aspectos do processo de dropshipping, como estocagem de produtos, atendimento de pedidos e remessa. Você tem que confiar em seus fornecedores para fazer tudo certo e trabalhar perfeitamente. Essa falta de controle pode ser desanimadora para alguns empreendedores, mas geralmente não é um problema.

Isso significa apenas que, quando algo dá errado, pode ser difícil de gerenciar. Embora os problemas do fornecedor às vezes possam causar problemas de retenção de clientes, você pode mitigá-los e manter a rotatividade de clientes em um mínimo absoluto com o controle de danos correto.

4. Dropshipping torna o atendimento ao cliente  mais desafiador.  Este é outro problema que ocorre quando os pedidos dão errado ou os fornecedores falham. Como você é apenas a vitrine e não tem muito controle, pode ser difícil classificar os pedidos e lidar com o atendimento ao cliente. 

Uma das desvantagens mais infelizes do dropshipping é que você tem que assumir a culpa quando seus clientes reclamam. Você pode estar fazendo tudo certo e ainda assim ter problemas se seus fornecedores tiverem problemas.

Dropshipping é para você?

Porque existem prós e contras do dropshipping, não é para todos. Isso é especialmente verdadeiro para pessoas que procuram um esquema para enriquecimento rápido. Mesmo que essa não seja sua abordagem, você ainda pode ter um destes medos:

  • “Não sei se tenho tempo para abrir um negócio.”
  • “Não quero correr o risco de ser despedido do meu trabalho diário.”
  • “Não quero trabalhar tanto com dropshipping a ponto de ter um desempenho inferior no meu 9 às 5”.

Dito isso, quase qualquer pessoa pode construir um negócio de dropshipping, porque você pode investir tanto ou tão pouco em dropshipping quanto desejar. Aqui estão duas abordagens comuns.

Dropshipping é lucrativo?

Existem muitas maneiras de iniciar e expandir um negócio de dropshipping. Nossas histórias de sucesso falam sobre comerciantes que começaram negócios de dropshipping para ganhar algumas centenas de dólares a mais por mês, enquanto outros cresceram em várias lojas de seis dígitos. Esteja você procurando começar o dropshipping como uma introdução ao comércio eletrônico ou um modelo de negócios para durar para sempre, é importante entender como o dropshipping pode ser lucrativo para você.

O Processo de Dropshipping

Agora que cobrimos o que é dropshipping  , vamos discutir exatamente como  funciona . Aqui está uma visão geral passo a passo de todo o processo de dropshipping, bem como uma olhada nas experiências do cliente (e por que isso é importante).

Compreendendo a cadeia de suprimentos

Neste guia, você verá muito o termo “ cadeia de suprimentos”  . Parece um jargão sofisticado da indústria, mas simplesmente se refere a como um produto passa do fornecedor ao cliente. Usaremos isso para discutir o processo de dropshipping.

Você, o varejista, é apenas uma peça do quebra-cabeça. Uma operação de dropshipping bem-sucedida depende de várias partes trabalhando juntas em sincronia. A cadeia de suprimentos é exatamente isso: a coordenação do fabricante, fornecedor e varejista.

A cadeia de abastecimento pode ser dividida em três etapas básicas:

1. O fabricante cria os produtos e os vende a granel para fornecedores e atacadistas.

Digamos que o fabricante A faça garrafas de água. Depois que as garrafas saem da linha de produção, elas são vendidas a granel para fornecedores e atacadistas, que as revendem e revendem aos varejistas.

2. Fornecedores e atacadistas vendem os produtos aos varejistas.

Um varejista como você procura um fornecedor para um tipo específico de produto. O varejista e o fornecedor então entram em um acordo para trabalharem juntos.

Uma pequena observação aqui: embora você possa comprar diretamente dos fabricantes dos produtos, geralmente é muito mais fácil comprar dos fornecedores. A maioria dos fabricantes tem requisitos mínimos de compra que podem ser bastante elevados, e você também terá que armazenar, estocar e enviar os produtos.

Portanto, pode parecer mais simples comprar direto do fabricante, mas você se beneficiará mais comprando de fornecedores (e lidando com a pequena margem).

Os fornecedores também são convenientes porque muitos deles se especializam em um determinado nicho, de modo que você pode encontrar facilmente o tipo de produto de que precisa. Isso também significa que você pode começar a vender muito rapidamente.

3. Os varejistas vendem os produtos aos consumidores.

Fornecedores e atacadistas não vendem diretamente ao público; esse é o trabalho do varejista. O varejista é a etapa final entre o produto e o consumidor.

Os varejistas fornecem lojas online nas quais os consumidores compram produtos. Depois que o atacadista marca o produto, o varejista marca novamente para chegar ao preço final. Por “marcação”, estamos nos referindo à definição de um preço que cobre o preço de custo do item e traz lucro.

É isso aí! Essa é toda a cadeia de abastecimento, do início ao fim. É um conceito direto, mas crucial nos negócios.

Você deve ter notado que nenhuma parte específica foi chamada de dropshipper. Isso porque “dropshipper” não é uma função específica. Dropshipping é simplesmente a ação de enviar produtos para outra pessoa. Fabricantes, fornecedores e comerciantes podem ser tecnicamente dropshippers.

Mais adiante neste guia, veremos como iniciar um   negócio de varejo de dropshipping . Em outras palavras, você aprenderá como se tornar o comerciante que compra produtos de atacadistas para vender ao público. Isso pode significar que você vende via eBay ou em seu próprio site com uma loja online.

Agora que você sabe como é a cadeia de suprimentos, considere como ela é para o cliente.

Primeiros passos com Dropshipping

Tudo isso parece um quebra-cabeça complicado, mas depois que você aprende como fazer o dropship, é um processo tranquilo para todos os envolvidos. Você, o comerciante de dropshipping, pode fazer tudo remotamente e nem mesmo tocar em um único produto!

Lembre-se de que você não precisa de nenhuma experiência profissional para abrir uma loja de dropshipping. Certamente ajuda, mas não é necessário. Muitos empreendedores iniciantes nunca perseguem seus sonhos porque acreditam que precisam de um MBA ou anos de experiência. Este não é o caso. Um dos benefícios do dropshipping é que você pode aprender como fazer o dropship à medida que o faz.

Melhor ainda, existem vários recursos que tornam o dropshipping mais fácil do que nunca. Por exemplo, este vídeo útil fornece alguns bons conselhos sobre como começar. Você pode ter absolutamente zero experiência de negócios e ainda assim ter lucro facilmente. Você precisará aprender as cordas ao longo do caminho, e às vezes será desafiador, mas vale a pena.

A pergunta "o que é dropshipping?" e todas as coisas básicas que você deve saber antes de começar foram respondidas. Agora é sua vez de colocar a manga e transformar seu plano de negócios de dropshipping em ação. Você pode começar pequeno no início, com incerteza e talvez medo do fracasso, mas todos os empreendedores de sucesso costumavam estar no mesmo ponto de partida. Elabore um plano estratégico, avalie oportunidades e custos e faça acontecer o seu sonho empresarial.

 

Aprenda a Construir seu Negocio Online Através do Dropshipping 

Treinamento do básico ao avançado de Dropshipping. O Fórmula do Drop conta com mais de 20 módulos e mais de 150 aulas onde você vai aprender do zero a criar seu negócio online através da modalidade de dropshipping. Aprenda a criar sua loja online sem estoque e vender diversos produtos sem sair de casa.


Deixe um comentário

Tags