O que fazer para ser livre?

como ser livre, como ser uma pessoa feliz, como ser uma pessoa livre, como ter liberdade, o que fazer para ser feliz, O que fazer para ser livre? -

O que fazer para ser livre?

Se não somos livres em um mundo livre, é por causa de nossas próprias ações. Ninguém mais vai fazer isso por você. Nem seus pais, irmão, irmã, parceiro ou amigo. Ninguém além de você é responsável por sua vida. Aqui estão três etapas para se tornar livre.

Etapa 1: Criar Conscientização

Nunca sinta que  precisa  fazer algo. Todos nós temos essas histórias falsas em nossas cabeças. 

  • “Eu tenho que ter sucesso no meu trabalho”
  • “Eu tenho que estar em um relacionamento”
  • “Eu tenho que ter filhos”
  • “Tenho que passar um tempo com minha família, colegas de trabalho ou velhos amigos”

A verdade é que você não  precisa  fazer nada. Até que não aceitemos esse fato, não podemos ser livres. Tudo o que fazemos deve ser uma decisão consciente .

Você é livre para fazer o que quiser, desde que não prejudique os outros. Não é da conta de outras pessoas o que você faz com sua vida como adulto. Se você tiver valores essenciais sólidos para si mesmo, só tornará as coisas melhores para todos quando estiver livre.

Mas a vida não é uma rua de mão única. Seus colegas de trabalho ou clientes só devem trabalhar com você porque  desejam  trabalhar com uma pessoa como você. Seu cônjuge deve  querer  estar com você porque você é uma boa pessoa. E isso também é verdade para seus amigos. Outras pessoas também governam seus próprios reinos. Ninguém deve forçá-los a fazer algo. 

Uma pessoa livre respeita a liberdade de outra pessoa mais do que qualquer outra coisa no mundo. Por quê? Porque a liberdade  é  o mais importante. 

Seus pais, parceiro, gerente, colegas de trabalho ou amigos não são seu chefe. Você também não é chefe de ninguém. Você é apenas seu próprio patrão. Tudo o que você faz na vida é sua escolha. Mesmo nas circunstâncias mais sombrias, você decide suportá-lo. Você nunca entrega seu poder a outra pessoa. 

Etapa 2: desista do que está prendendo você

Tudo isso parece fácil. "Eu posso fazer o que eu quiser!" Todos podem  dizer isso. Na verdade, eu também disse isso quando não era livre. Isso me fez sentir melhor temporariamente. Mas era mentira.

Palavras são baratas. A verdadeira liberdade custa caro. Exige que você desista de coisas que estão atrapalhando sua liberdade. O que são essas coisas? Aqui está uma lista de coisas das quais desisti:

  1. Estabilidade - sempre achei que a vida deveria ser certa. Nao existe tal coisa. Aceitar isso o ajudará a abraçar a incerteza.
  2. Conforto - Para que serve o conforto, se apenas o deixa fraco?
  3. Mentiras - Mentimos para nós mesmos e para os outros o tempo todo. É como um poço sem fundo do qual não podemos sair. 
  4. Pessoas incompatíveis - Algumas pessoas têm valores diferentes dos seus. E tudo bem.
  5. Temendo dinheiro - Quando você está com tanto medo de perder seu dinheiro, não conseguirá lucrar mais.
  6. Entretenimento sem mente - Você não pode escapar de suas responsabilidades distraindo-se.
  7. Expectativas - Acreditar que o mundo deveria ser de uma certa maneira só vai te deixar para baixo. 
  8. Dívida - Quando você deve algo às pessoas, elas são suas donas.
  9. Ajuda indesejada - Algumas pessoas não querem sua ajuda. Não se sinta obrigado a ser um “bom samaritano”. 
  10. Defendendo suas ideias - Se os outros não gostam de suas ideias, e daí? Nunca se sinta pressionado a se defender. Por exemplo, muitas pessoas discordam deste artigo. Não estou tentando convencer ninguém a fazer nada. Essas ideias simplesmente não são para todos. Prefiro me conectar com pessoas que compartilham as mesmas ideias.
  11. Felicidade forçada - Às vezes, a vida é uma droga. Não tente forçar sua saída. 

Mas a liberdade não é apenas uma questão de desistir das coisas que estão prendendo você. Ainda precisamos pagar as contas. Também precisamos de pessoas ao nosso redor. Não há nada de nobre em desistir de tudo e se mudar para a floresta. Isso é escapismo.

Etapa 3: Plano para a liberdade

Desejar, esperar, desejar, falar - tudo é inútil sem ação. E para se tornar livre, você precisa de  muita  ação. Embora agir seja melhor do que não fazer nada ou sonhar, agir sem pensar é um desperdício de esforço. 

Por anos, tive um forte desejo de ser livre e tomei muitas medidas. Eu disse sim a todas as oportunidades, viajei muito, fiz muitos tipos de trabalho diferentes. Mas eu não fui preciso em minhas ações. Eu não tinha um plano elaborado. 

Escrevo sobre todo o meu plano no meu livro. Mas há uma coisa que quero compartilhar com você aqui. É chamada de técnica “Eu sempre posso ...”.

Este exercício o ajuda a se sentir confortável com a incerteza. Usei-o quando pedi demissão em 2015 e dei um passo para trás no negócio de minha família. Queria ganhar a vida como escritor e ser livre para fazer o que quiser.

Como todo mundo que começa algo novo, comecei do zero. Não tinha nada. Sem site, sem mídia social, sem seguidores, sem leitores. Havia muita incerteza e isso causou muitas preocupações. 

O bom de começar do nada é que você tem uma ficha limpa. Eu poderia tentar muitas coisas. Mas, ao mesmo tempo, também pensei: “E se isso falhar? E se eu quebrar? ” Para combater minha insegurança e ansiedade, criei essa técnica. É assim:

  1. Abra seu notebook ou aplicativo de anotações
  2. Pense no trabalho que você fez no passado
  3. Que habilidades você adquiriu? Pense cuidadosamente sobre o tipo de trabalho que você fez e o que aprendeu. Muitas vezes, apenas olhamos para os cargos. “Eu era apenas um atendente de loja.” Não, você aprendeu habilidades de vendas e comunicação.
  4. Escreva as habilidades que você adquiriu
  5. Agora, pense em todos os trabalhos potenciais que você poderia fazer
  6. Simplesmente, escreva “Eu sempre posso ...”
  7. Em seguida, liste tudo que você pode pensar

Aqui está o que eu descobri: “Posso sempre trabalhar com vendas em qualquer empresa, construir sites para pessoas ou organizações, trabalhar em qualquer loja, me tornar um professor, trabalhar como redator, trabalhar remotamente para empresas em todo o mundo, comprar e vender produtos populares, etc. ” 

Você pode fazer muitas coisas para ganhar dinheiro e pagar as contas. Não há necessidade de se preocupar com essas coisas se estiver disposto a fazer qualquer trabalho. Você não pode controlar a maioria das coisas na vida. Mas você  pode  controlar sua vontade de ter sucesso; se estiver disposto a fazer o que for preciso, você o fará. 

Dedicar algum tempo para pensar em todas as coisas que você poderia fazer para sobreviver o ajudará a relaxar. Caso contrário, você será mantido cativo por seu próprio medo e preocupação. Mas o objetivo não é apenas sobreviver. Você quer ser livre, o que obviamente requer trabalho. 

A realidade é que você pode fazer tudo o que quiser, passar tempo com pessoas de quem gosta e ter uma carreira que ame. Parece bom demais para ser verdade, mas não é. 

Isso porque o preço da liberdade é alto. Eu aprendi isso da pior maneira. Mas se você estiver disposto a pagar o preço,  estará  livre. Para mim, é o maior objetivo da vida. Portanto, estou disposto a pagar qualquer preço.

 


Deixe um comentário

Tags