Benefícios de ter um animal de estimação

animais de estimação, animal traz felicidade, Benefícios de ter um animal de estimação, Benefícios de ter um cachorro, Benefícios de ter um cão, Benefícios de ter um gato, Cachorro faz bem para saude, Cães fazem bem para saude, felicidade, Nos ficamos mais felizes com animais de estimação -

Benefícios de ter um animal de estimação

Animais de estimação são um trabalho árduo. Cuidar de um animal é um investimento financeiro, um compromisso de tempo. No entanto, qualquer proprietário de animal de estimação pode atestar que seu animal de estimação vale todo o esforço.

Isso ocorre porque os animais de estimação, por natureza, nos fornecem um influxo de energia positiva que não podemos encontrar em nenhum outro lugar. Especificamente, existem quatro maneiras importantes pelas quais os animais de estimação fornecem energia positiva pela qual todos os donos devem ser gratos. 

1. Eles ajudam na sua saúde mental

Não importa o que você esteja passando, um animal de estimação estará ao seu lado para ajudá-lo. Com a disseminação do COVID-19, o suporte emocional de nossos animais de estimação é mais importante do que nunca. O medo, a ansiedade e a depressão aumentam à medida que todos enfrentamos o desconhecido, vivenciamos a solidão do distanciamento social e observamos os casos confirmados e o aumento das mortes. Nossos animais de estimação podem fornecer suporte real e crítico em face de toda essa turbulência.

Algumas maneiras específicas pelas quais os animais de estimação ajudam sua saúde mental:

Companhia

Muitas vezes na sua vida você se sentirá sozinho. Talvez você esteja se distanciando socialmente, você acabou de se mudar para uma nova cidade, está passando por uma separação ou recentemente perdeu um membro da família. Um animal de estimação estará lá para você e pode fornecer um relacionamento estável, mesmo quando outros relacionamentos são instáveis.

Um estudo com 148 mulheres universitárias provou isso quando descobriu que aquelas pessoas que possuíam animais de estimação tinham pontuações de solidão mais baixas na Escala de Solidão da UCLA.

 

Redução de Estresse

A vida fica difícil. O dever de casa pode se acumular na escola, os projetos podem criar tensão no trabalho ou os prazos podem pairar sobre sua cabeça. Quando essas coisas acontecem, é bom ter um animal de estimação para voltar.

Os animais de estimação são despreocupados e acariciar, caminhar ou brincar com eles pode aliviar a carga após um dia longo e não tão despreocupado. 

Ter algo para cuidar

Os animais de estimação precisam de atenção constante. Por exemplo, sempre é necessário passear, alimentar e brincar com os cães. Mesmo animais de estimação menores, como uma lagartixa, precisam de cuidados constantes: eles precisam de comida, água, limpeza do tanque, verificações de temperatura do tanque e muito cuidado ao manusear. Isso é muito para fazer!

Ter alguém para cuidar ajuda seu estado mental, dando-lhe um senso de responsabilidade sobre outra vida e fazendo você se sentir necessário e importante. Na verdade, os animais de estimação dependem de nós para tudo, e isso pode dar à sua vida um sentido adicional de significado e propósito. 

Eles são fofos!

Ter um amiguinho adorável para voltar colocaria um sorriso no rosto de qualquer um. Quer você tenha um cachorro com orelhas caídas e um grande sorriso, ou uma lagartixa com olhos grandes e brilhantes e dedinhos do pé, ter uma criatura tão fofa para chamar de sua traz alegria e é uma fonte de orgulho. 

Animais de Apoio Emocional são a prova do apoio mental que os animais de estimação podem fornecer. Os Animais de Apoio Emocional são úteis para pessoas com problemas de saúde mental mais graves, como transtornos do pânico, depressão grave ou transtorno de estresse pós-traumático. Cachorros, gatos, pássaros e até porcos podem ser Animais de Apoio Emocional e têm ajudado a apoiar pessoas com essas condições de maneiras que outros humanos não conseguem expressar. 

2. Eles apoiam a sua saúde física

Além de apoiar nossa saúde mental, os animais de estimação também fornecem energia positiva ao apoiar nossa saúde física. De acordo com o National Center for Health Research, aqui estão algumas maneiras pelas quais os cães melhoram a saúde física.

Exercício e preparação física

Exercício e preparo físico vêm à mente primeiro quando pensamos sobre saúde física. Este benefício é mais observado em donos de cães, uma vez que os cães são de alta energia. Freqüentemente, eles precisam fazer caminhadas ou corridas, e se seu cachorro está caminhando, você também.

Os exercícios rotineiros podem ser difíceis para os donos de outros cães. Porém, assim que você adota um cachorro, você tem outra vida que depende de você para estabelecer e manter essa rotina. 

Imunidade à Alergia

Acredite ou não, pesquisas sugerem que crianças que crescem perto de animais têm maior probabilidade de desenvolver imunidade a bactérias e alérgenos de animais de estimação. Isso é especialmente verdadeiro para crianças que crescem em fazendas com animais como cães, gatos, vacas, cavalos e galinhas. 

Risco cardiovascular reduzido e pressão arterial mais baixa

Os donos de animais de estimação têm menos problemas cardiovasculares e reduzem a pressão arterial. Isso pode ser resultado de mais exercícios, maior suporte emocional diante do estresse ou uma combinação de ambos.

Um estudo recente da Washington State University descobriram que alunos que conseguiam acariciar um animal por apenas dez minutos reduziram significativamente a produção do hormônio do estresse cortisol. Imagine o quanto você poderia reduzir o estresse se tivesse um animal por perto o tempo todo! 

Menos cuidados médicos

Estudos descobriram que aqueles que possuem animais de estimação, especificamente cães, procuram atendimento médico geral com menos frequência do que aqueles que não são proprietários de animais de estimação. Isso faz sentido, considerando os benefícios mentais e físicos de possuir animais de estimação. Em um estudo de 1992, os participantes relataram menos queixas gerais de saúde e uma melhora na pontuação no Questionário de Saúde Geral].

Aliviando a dor

Pessoas que sentem dores crônicas, como enxaquecas ou artrite, relataram que ter um animal de estimação as ajuda a lidar com essa dor. O suporte emocional e a redução do estresse que os animais de estimação fornecem é uma possível explicação para isso. Um animal menos ativo e quieto também pode ser mais reconfortante para quem está lidando com dores crônicas. 

Os benefícios físicos que os animais de estimação oferecem têm um bônus adicional: quando você se sente bem por fora, tende a se sentir bem por dentro também! Portanto, os benefícios físicos que os animais de estimação oferecem podem dobrar como benefícios para o seu humor e saúde mental. 

3. Eles fornecem suporte social

Animais de estimação fornecem suporte social por serem nossos melhores amigos. Muitas pessoas sentem que podem se relacionar com seus animais de estimação e até mesmo ter personalidades semelhantes. Por exemplo, pessoas mais ativas podem adotar cães enérgicos, e o vínculo entre eles costuma ser bastante forte. 

Animais de estimação também fornecem suporte social, ajudando você a fazer novos amigos. Por exemplo, falar sobre seu animal de estimação pode ser um grande quebra-gelo quando você conhece novos vizinhos, colegas de classe ou colegas de trabalho. Em minha própria experiência, as pessoas adoram ouvir sobre seus animais de estimação e ver fotos também! Se a pessoa com quem está compartilhando também tem um animal de estimação, você automaticamente tem algo em comum que pode ajudar a promover uma nova amizade. 

 

Os cães fornecem um suporte social adicional devido à sua natureza ativa. Você pode conhecer novas pessoas ou iniciar uma conversa com seus vizinhos apenas levando seu cachorro para passear ou levá-lo ao parque para cães.

Depois de conhecer novos amigos, você pode conhecê-los melhor marcando encontros com cachorros ou compartilhando conselhos sobre treinamento, doenças ou problemas comportamentais. Se você é dono de um gato, não se preocupe; alguns gatos também gostam de sair para brincar com novos amigos, e outros donos também são uma ótima fonte de conselhos e apoio para cuidar do seu próprio gato. 

Ter animais de estimação exóticos incomuns também traz vantagens sociais. Se você não sabe muitas pessoas que têm o mesmo tipo de lagarto ou pássaro que você faz, por exemplo, isso dá-lhe uma conexão exclusiva com outros que fazem ter esse tipo de animal de estimação. Mesmo que você não conheça ninguém por perto, existem fóruns e grupos online para pessoas que possuem animais de estimação específicos, e esses podem ser ótimas fontes de informação e conexão pessoal. Eles podem ser de longa distância, mas as conexões podem ser tão reais e positivas!

4. Eles oferecem amor incondicional

Se você tem um animal de estimação, sabe o que é o amor verdadeiro. Eles se preocupam com você, não importa quem você seja ou o que você fez, e você sempre será importante para eles. Mesmo que você se sinta instável em seus relacionamentos humanos, nunca terá que questionar a segurança de seu relacionamento com seu animal de estimação.

Mesmo se você tiver um animal de estimação mais silencioso, como uma lagartixa ou um rato, pode ter certeza de que eles o amam tanto quanto um cachorro saltitante ou um gato fofinho. Eles podem mostrar isso de maneiras diferentes, mas isso não o torna menos real. 

Os animais de estimação também são um exemplo de como amar melhor. Se mostrássemos a mesma empatia e compaixão por todos que nossos animais de estimação nos mostram, o mundo seria um lugar muito mais feliz. Não só isso, mas o mundo também seria muito melhor se amássemos a todos da mesma forma que nossos animais de estimação nos amam. 

Pensamentos finais

Sim, animais de estimação podem ser difíceis e dar muito trabalho, mas isso é parte do que torna nosso relacionamento com eles tão gratificante. O trabalho árduo que colocamos mostra-se em um estado físico, mental e social saudável e cria um vínculo emocional amoroso com nossos animais de estimação. A energia positiva que os animais de estimação nos fornecem fala por si, e não é algo que devemos considerar garantido. 

 

Foto de Eric Ward no Unsplash


Deixe um comentário

Tags